Sobre São Sebastião

cidade de São Sebastião

São Sebastião é um município do estado de São Paulo, no litoral norte do estado (ou microrregião de Caraguatatuba). A população estimada em 2006 era de 75 886 habitantes, e a área é de 403 km², o que resulta numa densidade demográfica de 162,47 hab/km².

História

É a cidade mais antiga do litoral norte. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás e Tupiniquins, sendo a serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras das tribos.

A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Iniciaram-se então a povoação, desenvolvendo o local com agricultura e pesca. Naquela época a região contava com dezenas de engenhos de cana de açúcar, responsáveis por um maior desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional e político. Isto possibilitou a emancipação de São Sebastião.

Um dos principais pontos de encontro dos moradores das cidade é a Rua da Praia, no centro da cidade, onde esta localizada a maior pista de skate da cidade com 7.000 m² e considerada a maior do Brasil, além do teatro municipal.

Estância balneária

A Cidade São Sebastião é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Pontos turísticos

Além das 36 praias, a cidade tem alguns lugares para visitar, como a Igreja Matriz de São Sebastião, o Museu de Arte Sacra, o Convento da Nossa Senhora do Amparo e o Convento Franciscano. O centro da cidade pode ser dividido em duas partes: uma, antiga, o centro histórico, em torno da igreja matriz, cheia de casas do Brasil Colonial, que hoje abrigam bares, restaurantes, hotéis e repartições públicas. A outra parte, moderna, localiza-se próxima ao mar, num aterro. É um dos principais pontos de encontro dos moradores das cidade, tendo como principal logradouro a Rua da Praia, onde está localizada a maior pista de skate da cidade com 7.000 m² (considerada a maior do Brasil), além do teatro municipal. há também muitas sorveterias, restaurantes, bares, feiras de artesanato e uma grande praça.

Transporte

O único jeito de se chegar à cidade é pela BR-101, denominada Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego no trecho que vai de Ubatuba a Bertioga. É possível vir de Caraguatatuba pelo norte e de Bertioga pelo sul. A rodovia é a mais importante via da cidade, ligando os extremos norte e sul e tendo uma linha regular de ônibus. Bicicletas também são muito utilizadas na cidade.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra São Sebastião.

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade de São Sebastião

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de São Sebastião por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas - Litoral São Paulo

Caraguatatuba, Bertioga, Salesópolis, Ilhabela.

Dados Principais sobre o Municipio de São Sebastião

Aniversário: 16 de Março
Fundação : 1636
Gentílico: Sebastianense
Area: 403.336 Km²
População 73.833 hab. (2010)
IDH 0,798 - médio
Prefeitura São Sebastião

Brasão de São Sebastião
Brasão de São Sebastião

Bandeira de São Sebastião
Bandeira de São Sebastião

Vídeo sobre a cidade de São Sebastião
Veja mais vídeos sobre a Cidade de São Sebastião

Mapa São Sebastião

 

Moradores ilustres de São Sebastião

 

   

  Sobre o EncontraSãoSebastião
Fale com EncontraSãoSebastião
Anuncie no EncontraSãoSebastião
Cadastre sua Empresa no EncontraSãoSebastião (grátis)


Termos EncontraSãoSebastião | Privacidade EncontraSãoSebastião


Bandeira de São Sebastião