Apae de São Sebastião inicia Semana do Excepcional com integração e palestra
terça-feira, 23 de agosto de 2011Com apoio da atual Administração, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade São Sebastião deu início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nesta segunda-feira, 22. A abertura do evento ocorreu na E.M. Professora Maria Francisca de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz, região central do município.
Com o tema “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”, a coordenação da Apae visa à interação entre excepcionais e alunos da rede pública.
Segundo a coordenadora da instituição, Catarina Honigmann, o objetivo do encontro é acabar com o preconceito e formar um laço entre as crianças e adolescentes da Apae e da escola. “Eles estudam no mesmo bairro e utilizam o mesmo transporte escolar. Essa interação tem que acontecer”, esclarece Catarina.
Em discurso, Lucila Hackel, diretora da escola, priorizou o convívio respeitoso entre todos e declarou estar muito feliz com a visita, que contou, ainda, com uma palestra sobre bullying, ministrada pela psicóloga Marcela Araújo.
Para os alunos Matheus Dias Caldeira e Lucas Bernardes, há, ainda, muita discriminação e preconceito com os excepcionais, mas acreditam que iniciativas como essa venham quebrar as barreiras. “Muitos de nós não sabemos como lidar com eles, o que acaba dificultando o contato. Essa palestra e essa visita nos ajudaram a conhecê-los de perto, o que é muito legal”, esclareceram os meninos.
Fonte: O Noticiado
Mais notícias sobre São Sebastião:
- São Sebastião: Prefeito assina convênio com Estado para implementação da Academia ao ar livre
- Poluição aumenta na Ilha e em São Sebastião e região tem 29 praias impróprias
- Região central de São Sebastião receberá duas novas obras
- Posto de combustível investe na inclusão em São Sebastião
- São Sebastião: Educadores da Costa Sul participarão de curso sobre autismo em Boiçucanga