• página inicial|
  • notícias S. Sebastião|
  • busca|
  • sobre S. Sebastião|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da Cidade de São Sebastião
siga-nos:
Blog de S. Sebastião
Encontra S. Sebastião no Google+
siga o Encontra S. Sebastião no Twitter
siga o Encontra S. Sebastião no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y

São Sebastião: Ciama faz festa de 18 anos hoje

quarta-feira, 11 de julho de 2012


O Teatro Municipal de São Sebastião receberá hoje, 11, a festa pelos 18 anos do Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno).

O programa é da Secretaria de Saúde e vai muito além do incentivo à amamentação, pois desenvolve atividades e cursos que envolvem a maternidade desde a gravidez até os dois anos da criança, ou até quando estiver em fase de amamentação.

Durante todo o dia os participantes poderão ter contato com o trabalho primoroso desenvolvido pelo Centro, através de diversas palestras sobre temas relacionados à amamentação, vídeos comemorativos, apresentação de dança e homenagens àqueles  que construíram sua história.

A parte da manhã será totalmente dedicada aos profissionais envolvidos com as famílias, ou seja, profissionais da saúde, educadores e o serviço social, mas também será aberto aos frequentadores do Ciama. À tarde, as atividades serão voltadas para aos que usufruem dos projetos desenvolvidos pelo Centro, como mães, pais, avós e filhos.

Amamentação

De acordo com Carla Bruço, coordenadora do Ciama, além de suprir as necessidades nutritivas do bebê, a sucção ao peito promove um contato físico muito íntimo entre mãe e filho, permitindo a criação de laços afetivos tão fortes e profundos que se manifestam durante toda a vida da criança. “A confiança e a segurança que se desenvolvem nesta relação afetiva contribuirão de forma considerável para garantir seu papel de indivíduo na sociedade”, disse.

Segundo a coordenadora, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a cada ano 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas por meio da prática do aleitamento materno. Crianças nesse processo, exclusivo, sofrem duas vezes e meio menos episódios de doenças do que aquelas que tomam leite artificial.

Baseado nestes dados a OMS estabeleceu a recomendação de aleitamento materno exclusivo até os seis meses e o continuado até os dois anos de idade ou mais.

Em pesquisa da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada no Brasil, constatou-se uma diminuição na taxa de mortalidade infantil. “Porém ainda é preciso haver mais avanços, pois o aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de ser um ato simples, barato e acessível”, frisou a coordenadora.

Programação

8h30 – Credenciamento/Manhã

9h – Abertura Oficial

9h10 – Palestra “PSF Porta de Entrada da Amamentação”, com Ana Cecília Dias Aragão (fonoaudióloga, especialista em Saúde Pública e Consultora Internacional em Amamentação pelo IBCLC)

10h15 – Depoimentos de profissionais da área da Saúde

10h30 – Coffee Break

10h45 – Palestra “Para Além do Seio”, com a Denise de Sousa Feliciano Monteiro (psicanalista, doutora em pesquisa sobre a amamentação pelo Instituto de Psicologia da USP)

14h – Credenciamento/Tarde

14h30 – Vídeo Apami  “Apoio à Maternidade Sebastianense”

14h45 – Dança Materna com as colaboradoras da Apami, mães e filhos (coreografa: professora Cristiane Rezende)

15h – Homenagem à Keiko Miyasaki Teruya, pediatra e doutora em medicina preventiva da USP

15h30 – Vídeo “Licença-maternidade no Brasil e no Resto do Mundo”

16h – Celebração dos 18 anos do Ciama

16h30 – Encerramento

Serviço: Mais informações sobre o Ciama pelo telefone (12) 3892-5381.

Fonte: Prefeitura São Sebastião



Mais notícias sobre São Sebastião:

  • São Sebastião recebe Mostra Cultural “Arte em Foco” neste sábado
  • 15º Litoral Dance Festival começa hoje em São Sebastião
  • “Agita Costa Sul Mix” começa nesta sexta em São Sebastião
  • São Sebastião recebe Fórum Multissetorial de Negócios do Sebrae-SP
  • São Sebastião recebe exposição de quadros em homenagem ao mês do meio ambiente

Esta notícia foi publicada em quarta-feira, 11 de julho de 2012 a 7:57 na categoria Eventos São Sebastião.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    9
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Blocos carnavalescos animam a festa popular de Costa a Costa em São Sebastião
    • Fim de semana terá peças teatrais em São Sebastião
    • São Sebastião: Projeto Guri oferece curso de música para alunos de 8 a 18 anos
    • Fundo Social de São Sebastião abre matrícula e recadastramento para o Projeto Atividade
    • São Sebastião recebe a arte do Graffiti Digital
    • São Sebastião é sede da Taça Vanguarda de Futsal
    • Ruas do Centro Histórico de São Sebastião terão mãos invertidas a partir de sábado (14)
    • Evento em comemoração ao Dia do Samba deve agitar o próximo fim de semana em São Sebastião
    • Poesias classificadas para a final do projeto Nhô Bento serão apresentadas no dia 28/11 em São Sebastião
    • Terminam dia 18 as inscrições para o 30º Concurso de Poesia Nhô Bento em São Sebastião
  • Categorias

    • Empregos São Sebastião (2)
    • Eventos São Sebastião (29)
    • Notícias São Sebastião (421)
    • Serviços São Sebastião (3)
    • Shows São Sebastião (3)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da Cidade de São Sebastião
Termos do Serviço | Política de Privacidade
Close

Receba noticias sobre Sao Sebastiao por email

  • Todo dia noticias somente da sua cidade!
  • Fique informado de eventos, promocoes e tudo que acontece onde voce mora.
  • E o melhor de tudo, e gratis!

Preencha abaixo

Seu e-mail nunca sera divulgado.