Poluição aumenta na Ilha e em São Sebastião e região tem 29 praias impróprias
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011A contaminação fecal das águas litorâneas na Costa Norte Paulista voltou a crescer na comparação com a semana anterior. Segundo o último boletim de balneabilidade, divulgado pela Cetesb, a região acumula atualmente quase 30 pontos com indicação de restrição ao banho humano.
O número de praias impróprias já é o maior registrado nesse ano. A pior situação ficou com Ilhabela, onde mais de 60% das praias estão impróprias. Dos 13 pontos monitorados pela Cetesb no arquipélago, 8 receberam bandeira vermelha nessa semana. Armação, Pinto, Sino, Siriúba e Viana formam um corredor de poluição de praias poluída ao norte do município.
Completam a lista, Portinho, Ilha das Cabras e Itaguaçu, sendo que esta última não registrava poluição desde novembro do ano passado. Na comparação geral, Ilhabela não apresentava condições tão ruins de balneabilidade desde maio de 2010, quando o arquipélago também acumulou 8 pontos com bandeira vermelha em uma mesma semana.
Atravessando o canal, a situação em São Sebastião também piorou nos últimos dias. Com seis bandeiras vermelhas, a cidade está em seu momento mais poluído desde setembro do ano passado, quando o município acumulou o mesmo número de praias impróprias (6). Nessa semana, destaque negativo em São Sebastião para a praia do Arrastão. O local não ficava poluído desde outubro do ano passado.
Além do Arrastão, Prainha, Cigarras, Pontal da Cruz, Porto Grande e Barra do Saí também registraram acúmulo de coliformes fecais em suas águas.
Na vizinha Caraguatatuba, o terceiro boletim da Cetesb repetiu o segundo. Tabatinga, Mocoóca, Cocanha, Prainha, Centro, Indaiá e Porto Novo são os locais que voltaram a receber bandeira vermelha nessa semana. A praia Martim de Sá consolidou sua recuperação e desde a semana passada está liberada ao banho humano pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Repetição de pontos impróprio também em Ubatuba. Desde o início do ano, a cidade permanece com os mesmos oito locais poluídos. Rio Itamambuca, Iperoig, Itaguá, Enseada, Santa Rita, Perequê Mirim e Lázaro são as praias do município com restrição ao banho humano nessa semana. (S.G)
Fonte: Imprensa Livre
Mais notícias sobre São Sebastião:
- Ubatuba tem todas as praias próprias ao banho, mas poluição aumenta em São Sebastião
- São Sebastião: Paróquia Nossa Senhora do Amparo receberá 25 peregrinos franceses
- Aumentada margem de mudança do Orçamento em Ribeirão Pires
- Pescadores de São Sebastião esclarecem dúvidas sobre emissão de notas fiscais
- São Sebastião se prepara para enfrentar a cidade de Charrallave no Dia do Desafio


